6 de jun de 2012

ARTISTAS SE UNEM PARA 'COMBATER' PICHAÇÕES



ARTISTAS SE UNEM  PARA 'COMBATER' PICHAÇÕES

Idealizado por Diovani Mendonça, o projeto Poesia e Grafite irá levar as respectivas artes a jovens de cinco bairros de Esmeraldas. A intenção é conscientizar crianças e adolescentes para a não pichação de espaços públicos e privados

Amanhã, quinta-feira (07 de junho), o projeto Poesia e Grafite será apresentado a jovens de cinco bairros da cidade de Esmeraldas, na Grande BH. A iniciativa tem como proposta envolver crianças e adolescentes com as respectivas artes, além de contribuir com a preservação dos pontos de ônibus da rodovia LMG-808 que liga Esmeraldas a Contagem. Idealizado por Diovani Mendonça, a ideia surgiu após pichações feitas em seu próprio estabelecimento. Contudo, ao invés de reprimir, o artista optou pela conscientização por meio da poesia e do grafite. 

Para tal, convidou o grafiteiro Guilherme Araújo. Mais conhecido como "Maizena", o grafiteiro destaca a importância de ações como esta. “O grafite exerce um papel social à medida que resgata jovens que vivem em áreas de riscos, e que antes eram pichadores. Para se ter ideia da força da arte, quando chegamos com o grafite em lugares onde há um maior índice de violência, a meninada se interessa logo. E, de certa forma, mostramos ao mundo, por meio da arte, a maneira que pensamos ao colaborar com a estética urbana, diferente das pichações", relata.

Autor de várias outras iniciativas ligadas à poesia, Diovani fala que, “aos poucos e com a parceria de artistas como “Maizena”, a intenção é também levar a poesia aos pontos de ônibus e a outros espaços públicos e privados da região que se encontram pichados. Além, é claro, de procurar envolver toda a comunidade para outras ações do gênero”, enfatiza. Na ocasião, também será feito um mutirão de limpeza, revitalização de espaços e fixação de placas educativas.

Sobre o grafite: Desde o império romano, o nome grafite (também conhecido como arte urbana) é dado às inscrições feitas em paredes. O grafite moderno surgiu no final da década de 60, paralelo à cultura Hip Hop, quando jovens norte-americanos restabeleceram esta forma de arte com spray, criando um novo estilo, colorido e muito mais rico no conteúdo das mensagens que eram passadas.

PROGRAMAÇÃO
Data: quinta-feira, 07 de junho (feriado de Corpus Christi)
Horário: 9h às 13h
Local: Rodovia LMG 808 – Km 15, na entrada dos condomínios, Córrego da Cachoeira, Recanto da Serra e Turmalina. 

IMPORTANTE: os interessados em participar das oficinas devem comparecer acompanhados dos pais ou responsáveis. No local serão oferecidas AUTORIZAÇÕES que deverão ser assinadas pelos mesmos. 

Nenhum comentário: